humanas e naturais
Faculdade de Artes Visuais
Graduação em Museologia
Docente: Prof ª. Dra. Sue Costa
Discente: Igor Santos
Disciplina: Biogeografia
Turma: 2014
– Dados Bibliográficos do Texto:
PAPAVERO, Nelson. Fundamentos práticos de taxonomia zoológica. São paulo: UNESP, 1994.
– Citação das Principais Passagens do Texto:
- Nelson Papavero diz, "A vastidão do mundo animal, com mais de 1 milhão e 500 mil espécies conhecidas, restringe os zoólogos a um ou alguns campos de interesse e pesquisa; é obviamente impossível colecionar, preservar e estudar tudo. por isso, cada grupo animal ou cada tipo de pesquisa exigem particularidades específicas para captura ou coleta do material, para preservação ou para acesso as coleções." (p. 19).
- "A coleção taxonômica é a reunião ordenada de espécimes mortos ou partes corparais desses espécimes, devidamente preservados para estudos". (p. 20).
- Segundo o autor, "Outra importância maior das coleções é oferecer os elementos para comprovação de toda pesquisa progressa. todo material utilizado por pesquisadores anteriores por publicação dos resultados de seus estudos há que estar devidamente preservado e será utilizado, posteriormente, em confrontrações. Este procedimento é habitual e frequente. Quase sempre, em taxonomia, necessitamos examinar espécimes anteriormente mencionados na literatura para a resolução de problemas atuais". (p.20).
- "A obtenção de material para coleções depende muito frequentemente da busca e captura dos animais nos seus hábitats. esta tarefa envolve o conhecimento das técnicas de coleta e de coleta e das técnicas de preservação". (p.22).
- "Sobre as coleções didáticas, Nelson Papavero pontua, "Enceram material destinado a ensino, demonstrações e treinamento. Encontram-se nas instituições vinculadas ao ensino da zoologia. O apredizado é mais efetivo e imediato quando os interessados encontram-se diante do material objeto do estudo". (p.23).
- "Acerca das coleções de