huerra dos farrapos

498 palavras 2 páginas
GUERRA DOS FARRAPOS descontentamento politico com o governo imperial brasileiro busca por partes dos liberais pr maior autonomia para as provincias revolta com os altos impostos cobrados no comercio de couro e charque , importantes produtos da economia do Rio Grande da Sul naquela epoca os farroupilhas eram contarios a entrada(concorrencia ) do charque e couro de outros paises , com preços baratos , que dificultada o comercio destes produtos por partes dos comerciantes sulista .
OS DESDOBRAMENTOS DO CONFLITO em setembro de 1835 , os revolucionarios , comandados por bento gonçalves tomaram a cidade de Porto alegre , forçando a rtirada das tropas imperiais da regiao . prisão do lider bento gonçalves em 1835. a liderança do movimento passa para as mãos de antonio de souza neto .
EM 1836 , OS FARROUPILHAS OBTE VARIAS VITORIAS DIANTE DAS FORÇAS IMPERIAIS . EM 11 DE SETEMBRO DE 1836 E PROCLAMADA , PELOS REVOLTOSOS, A REPUBLICA RIO-GRANDENSE. MESMO NA PRISÃO ,OS FARROUPILHAS DECLA BENTO GONÇALVES PRESIDENTE.
NO ANO DE 1837, APOS FUGIR DA PRISÃO, BENTO GONÇALVES ASSUME DE FATO A PRESIDENCIA DA RECEM-CRIADA REPUBLICA RIO-GRANDENSE.
EM 24 DE JULHO DE 1839, OS FARROUPILHAS PROCLAMAM A REPUBLICA JULIANA , REGIAO DO ATUAL ESTADO DE SANTA CATARINA.
EM 1842 , O GOVERNO IMPERIAL NOMEOU DUQUE DE CAXIAS PARA COMANDAR UMA AÇÃO COM OBJETIVO DE FINALIZAR O CONFLITO SEPARATISTA NO SUL DO BRASIL.
EM 1845, APOS VARIOS CONFLITOS MILITARES , ENFRAQUECIDOS, OS FARROUPILHAS ACEITARAM O ACORDO PROPOSTO POR DUQUE DE CAXIAS EA GUERRA DOS FARRAPOS TERMINOU. A REPUBLICA RIO-GRANDENSE FOI REINTEGRADA AO IMPEROP BRASILEIRO. GUERRA DOS FARRAPOS descontentamento politico com o governo imperial brasileiro busca por partes dos liberais pr maior autonomia para as provincias revolta com os altos impostos cobrados no comercio de couro e charque , importantes produtos da economia do Rio Grande da Sul naquela epoca os farroupilhas eram contarios a entrada(concorrencia ) do charque e

Relacionados