Hubble e a Expansão do Universo
Pedro José Feitosa Alves Júnior
Universidade Federal do Vale do São Francisco
1. INTRODUÇÃO
O início do século XX pode ser considerado um grande marco no desenvolvimento da física, foi nessa época que a física sofreu uma grande revolução, entre uma dessas grandes revoluções, podemos citar a tão famosa teoria da relatividade de Albert Einstein. Uma área paralela à física, a astronomia, também foi marcada por uma série de descobertas.
Foi neste século que foi descoberto a existência de galáxias e também a espantosa descoberta de que o universo está em expansão. Essa fantástica descoberta é atribuída ao astrônomo norte-americano Edwin Hubble, e é considerada uma das maiores descobertas científicas do século XX, além disso, Hubble deu uma contribuição fundamental ao descobrimento de galáxias e criou um sistema simples de classificação de galáxias que é aceito até hoje.
A descoberta do universo em expansão foi o primeiro pilar do que seria a teoria do Big
Bang e desconcertou até o próprio Einstein, pois este, assim como vários cientistas da época acreditavam em um universo estático.
Para tornar esse assunto ainda mais polêmico, descobriu-se em 1998 que a expansão do universo ocorre de forma acelerada, o que foi de grande espanto para a comunidade científica, pois a previsão teórica era de que a taxa de expansão do universo diminuiria com o passar do tempo, e foi a partir disso que surgiu a idéia da existência de uma estranha energia que acelera essa expansão que é denominada energia escura.
Esse tema será discutido nesse trabalho, iremos mostrar como a idéia do universo em expansão se originou, o desenvolvimento desta e as suas consequências. Será feita uma sucinta abordagem. 2. A LEI DE HUBBLE
Percival Lowell, um astrônomo amador norte-americano, entusiasmado com a idéia de medir a velocidade das nebulosas contratou o também astrônomo norte-americano Vesto Slipher, para medir a rotação das nebulosas