A Lei De Hubble E A Expans O Do Universo
A relação entre o desvio para o vermelho e a magnitude aparente (ou distância), descoberta por Edwin Hubble em 1929 (Hubble 1929), ajustava-se perfeitamente ao novo esquema teórico. A chamada “lei de Hubble” era precisamente o que era predito pelos modelos de Friedmann e Lemaître. Esta lei foi imediatamente erigida ao status de descoberta “observacional” da expansão do universo. As observações de Hubble são consistentes com a idéia, mas não são necessariamente uma prova dela. O próprio Hubble estava ciente disto e procurou durante toda a sua vida a reposta correta para a questão apresentada pela sua descoberta: O que causa os desvios para o vermelho? As duas possibilidades consideradas por ele foram os modelos relativísticos da expansão e o paradigma da luz cansada.
Edwin Powell Hubble
Era um atleta forte e talentoso - em uma única Olimpíada escolar em 1906, venceu as provas de salto com vara, lançamento de peso, lançamento de disco, arremesso de martelo, salto em altura parado e salto em altura correndo, e fez parte do time vencedor da corrida de revezamento.
Era vaidoso, egocêntrico e dado a exageros sobre a própria pessoa e supostos atos de bravura e coragem. Estudou por 3 anos na Inglaterra e retornou aos Estados Unidos usando capa, fumando cachimbo e simulando um sotaque afetado que não era britânico e que o acompanhou pelo resto da vida.
Aos 30 anos, depois de ter sido professor de segundo grau e treinador de basquete (apesar de espalhar que trabalhava como advogado), mudou-se para a Califórnia e assumiu um cargo no Observatório de Monte Wilson, perto de Los Angeles. Rapidamente tornou-se o astrônomo mais notável do século XX.
Naquele tempo acreditava-se que existia apenas uma galáxia no universo: a Via Láctea. Hubble descobriu a existência de outras galáxias e que elas estão em constante expansão no universo. Até então a ideia geral era de que o Universo era estático. Em 1923, mostrou que um sopro diáfano na constelação de Andrômeda,