HST FINAL
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
MAPA DE RISCOS
Professora: ENETE MEDEIROS
Alunos: ADIEL MARINHO ALEXANDRE LOPES CLAUDIO FREIRE KAIQUE MAGALHAES GUILHERME MUSSE
SALVADOR
2015
INTRODUÇÃO
Podemos definir o Mapa de Risco como uma representação gráfica de uma série de fatores presentes no local de trabalho, capazes de causar prejuízos à integridade dos trabalhadores, através de acidentes ou doenças. Estes fatores estão presentes em vários elementos do cotidiano do trabalho (materiais, máquinas, instalações, equipamentos, etc) e a forma como o trabalho está organizado (jornada de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, etc). Para construir o mapa de risco, identifica-se situações e locais potencialmente perigosos, nos diferentes setores da obra, empresa, ou qualquer local de estudo. A partir da planta baixa é feito o levantamento de todos os riscos, classificando-os por grau de perigo: grande, pequeno e médio. Os tipos são separados em cinco grupos, cada tipo com uma cor: azul, amarelo, marrom, verde e vermelho. Cada grupo corresponde respectivamente a um tipo de agente: mecânico, ergonômico, biológico, físico e químico.
O mapa tem que ser colocado em um local visível para que todos os trabalhadores estejam cientes sobre os riscos existentes naquela área. Os riscos são simbolizados por círculos de três tamanhos diferentes: grande, pequeno e médio, cada um com, respectivamente, 10 cm, 2,5 cm e 5cm de diâmetro.
1- CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL E DOS PROCESSOS DE TRABALHO
No presente trabalho foi construído um mapa de risco para um empreendimento que está sendo construído na cidade de Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador. Trata-se de uma construção de 50 unidades habitacionais. Nesta obra foram elaborados quatro mapas de risco, um para cada etapa da obra: limpeza