HSBC é multado
INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste trabalho é comentar sobre a punição do banco HSBC pela atitude anti ética por ele realizada.
Entre os anos de 1999 e 2003 o banco HSBC foi condenado a pagar indenização de R$ 67.500.000,00 por danos morais e coletivos, por ter espionado 152 funcionários em todo país. A intenção da instituição bancária era investigar o motivo pelo alto número de trabalhadores afastados por licença saúde durante o período.
Os princípios éticos devem compor a base da cultura de uma empresa, orientando sua conduta e fundamentando sua missão, é necessário respeito as culturas locais e manter um relacionamento ético entre empresas e funcionários.
Empresas onde os valores são percebidos como positivos pela sociedade tendem a ter uma vida longa do contrário, tornam-se frágeis, sem competitividade e ficam expostas a riscos de imagem e reputação.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com o Ministério Público do Trabalho do Paraná o HSBC contratou uma empresa de inteligência empresarial para realizar investigações privadas devido ao alto número de trabalhadores afastados por motivos de saúde. A empresa investigou pessoas de vários estados brasileiros.
No ambiente de trabalho muitas empresas se não a grande maioria monitoram seus funcionários e impõe normas quanto ao que pode e o que não pode ser praticado no espaço de trabalho e até mesmo a navegação pela internet muitas vezes é bloqueada para uma maior segurança.
No quesito (vida) pessoal as pessoas devem ser respeitadas, pois a invasão de privacidade é considerada ilegal e neste caso a questão ética está envolvida
Os funcionários do banco eram seguidos e abordados com disfarces, como de entregador de flores e de pesquisador, que mexiam nos lixos e entravam na casa filmando e fotografando. Horários de saída e de volta à residência, local de destino, meio de transporte, trajes, hábitos de consumo, informações sobre a família, antecedentes criminais, ajuizamento de