Hsauh
6973 palavras
28 páginas
Conceitos de Geometria Plana1. Conceitos geométricos primitivos
- Ponto: é o conceito geométrico primitivo fundamental. Euclides o definiu como "aquilo que não tem parte". Ou seja, para Euclides é o conceito de "parte", e não de "ponto", que é primitivo. Imagine o ponto o menor que você puder. Diz-se que o ponto não tem dimensão (é adimensional), ou seja, ele é tão ínfimo quanto quisermos, e não faz sentido mencionar qualquer coisa sobre tamanho ou dimensão do ponto. A única propriedade do ponto é a localização. Representa-se o ponto por uma letra maiúscula qualquer do alfabeto latino.
- Linha ou curva: Imagine um pedaço de barbante sobre uma mesa, formando curvas ou nós sobre si mesmo: este é um exemplo de linha.
- Reta: É uma linha infinita e que tem uma única direção. Uma reta é o caminho mais curto entre dois pontos quaisquer.
- Semi-reta: Enquanto a reta é infinita para os dois lados, a semi-reta é infinita numa direção e finita na outra.
- Segmento de reta: Enquanto a reta é infinita dos dois lados o segmento de reta termina em ambos os lados.
- Plano: Você pode imaginá-lo como uma folha de papel infinita. Um plano é uma superfície plana que se estende infinitamente em todas as direções. Para definir um plano precisamos de pelo menos três pontos ou um ponto e uma reta. Costuma-se representar os planos pelas letras do alfabeto grego como alfa, beta.
- Semi-plano: é a parte do plano limitada por uma reta.
- Lugar geométrico: é um conjunto de pontos que satisfazem uma determinada propriedade. Um exemplo simples de lugar geométrico é a circunferência, que é o lugar geométrico de todos os pontos que guardam a mesma distancia de um ponto chamado centro.
- Ângulo: Ângulo é a região de um plano concebida pela abertura de duas semi-retas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do angulo. Obs.: Dois ângulos são iguais ou congruentes quando eles coincidem por superposição. Obs2: A