Pólos geradores de tráfego
GOIANIA
JUNHO DE 2012
EDISON DE SOUZA NETO
GERALDO AQUINO
JOÃO BATISTA ALVES
PÓLOS GERADORES DE TRÁFEGO
Trabalho sobre os Pólos Geradores de Tráfego, realizado. Para a matéria de Metodologia Científica do curso superior de Tecnologia em Transportes Terrestres do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás.
GOIÂNIA JUNHO DE 2012
RESUMO
O Aquecido mercado imobiliário e a verticalização extrema nas grandes cidades brasileiras provocam um determinado acúmulo de moradores, trabalhadores, empresas, comércios e veículos em regiões pontuais da mancha urbana, consequentemente acontecem distúrbios no transito local e global dos bairros, devido ao estado precário das vias e do transito coletivo. Visando a diminuição dos impactos no sistema viário, os órgãos públicos classificam certos edifícios a partir do seu tipo e características como Pólos Geradores de Tráfego, ou seja, passam a analisar de forma mais especifica esses empreendimentos através dos seus procedimentos de aprovação, normas e exigências de compensações para melhorias nos sistemas viários locais com recursos do empreendedor. Entretanto as verbas e recursos arrecadados pelas prefeituras em operações urbanas e outros tipos de programa de arrecadação de verba local priorizam na maioria das vezes os investimentos na melhoria do transporte particular e não do coletivo, que é a solução mais afetiva para os problemas e tráfegos nas cidades.
INTRODUÇÃO
Os congestionamentos de tráfego vêm crescendo no tempo e no espaço. Se no passado eles se restringiam a alguns trechos da malha viária principal das médias e grandes cidades brasileiras, hoje eles afetam inclusive trechos da malha secundária. Ainda, nota-se que os congestionamentos agora ocorrem ao longo de