hpv e o cancer cervical
Belo Horizonte – MG
2014
OS DIFERENTES TIPOS DE PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) E SUAS RELAÇÕES COM O CÂNCER CERVICAL
Projeto de Pesquisa, apresentado ao Curso de Biomedicina - UNIFENAS, como parte das exigências da disciplina Metodologia Científica.
Orientador: Prof. Rodrigo JunioR. Barros
Belo Horizonte – MG
2014
1 INTRODUÇÃO
1.1 Descrição do Tema
O Papilomavírus Humano é um vírus pertencente à família Papillomaviridae, que provoca a chamada patologia HPV. Esta doença está associada a ambos os sexos, mas, possui papel de destaque em mulheres, na relação com o câncer cervical. Sua transmissão se dá, principalmente, por via sexual (PEREIRA et. al, 2011; ROSA et. al, 2009).
A prevalência do vírus HPV tem sido com maior frequência relatada em países dos continentes mais carentes do mundo: África e América do Sul, onde o Brasil encontra-se incluso. De acordo com as pesquisas, a população mais propicia para a infecção são os adultos sexualmente ativos, especialmente no início da vida sexual (NAKAGAWA et. al, 2010).
Mais de 200 tipos do vírus HPV já foram descobertos e, se distinguem através da sequência de DNA. Cerca de 100 tipos acometem o ser humano e, destes, cerca de 50 tem relação com o acometimento da região genital feminina e, consequentemente, com as neoplasias cervicais. Os tipos mais comumente associados a alto risco para o câncer são o HPV-16 e o HPV-18 que agem desregulando a expressão de genes humanos. São responsáveis por cerca de 70% de todos os cânceres cervicais (NAKAGAWA et. al, 2010).
A ocorrência das neoplasias cervicais invasoras, segundo as pesquisas, está quase que na totalidade dos casos, associadas à presença do DNA do Papilomavírus Humano. Portanto, para a profilaxia dos casos dos carcinomas, é necessária a prevenção contra o vírus. Nos casos de ocorrência de carcinoma sem a presença do DNA