Basquete
A GRANDE MISSÃO
No ano de 1891, na cidade de Massachussets – EUA, frente ao rigoroso inverno e o consequente dilema para a prática de atividades físicas estimulantes foi elaborada uma modalidade desportiva a mando do diretor do Springfield College, Luther Halsey Gullick, na premissa da não violência e que pudesse ser praticado tanto no inverno em áreas fechadas quanto no verão em áreas abertas. James Naismith foi então convocado à esta grande missão. Movido pelo espírito empreendedor, Naismith conseguiu auxílio de outros professores de educação física da região e não desistiu da tarefa. Pensou em como deveria ser a bola, quais as regras básicas, e como estas deveriam ser formuladas para que não houvessem conflitos durante os jogos. Outro passo foi qual seria e como seria o alvo. Para inovar tirou o alvo do chão, como já se tinha em outros esportes e o colocou a 3,5 metros de altura do chão, com a finalidade também de evitar defesas e aumentar o grau de dificuldade.
TIRANDO O PROJETO DO PAPEL
Durante a “montagem do cenário” Naismith pensou em colocar caixas presas a certa altura na parede, com a ajuda de um zelador fixou-as dando origem ao que se conhece hoje como cestas de basquete. Quando foram escritas as primeiras regras do esporte, tinham 13 itens. Tais regras foram fixadas em um quadro de aviso do ginásio. Convocou os alunos e os explicou a proposta do jogo.
A PRIMEIRA PARTIDA
Na primeira aula em que Naismith propôs o esporte haviam 18 alunos, sendo que dois destes foram convocados à serem capitães, Eugene Libby e Duncan Patton, foram escolhidos os lados da quadra e as equipes. Contudo, não há uma data exata em que o fato ocorreu, sabendo-se somente que foi pouco antes do natal de 1891. A aprovação da diretoria estendeu o tapete ào esporte. A primeira partida oficial foi realizada