Houzel 13
Carta de Motivação
Orientações:
Deverá ter no máximo 02 (duas) páginas, ser assinada pelo aluno e endereçada à instituição estrangeira de destino.
A carta deverá ser entregue em duas versões, uma em português e outra traduzida (tradação simples) para o idioma do país de destino.
A carta de motivação trata-se da exposição detalhada, em texto dissertativo, dos motivos e interesses específicos do aluno que o motivaram a estudar na Universidade à qual se candidata, de seus projetos de estudo* (especifique e detalhe as disciplinas a serem cursadas no corpo desta carta) e de seu conhecimento acerca da instituição de destino.
* Para Universidades Europeias e Americanas, as disciplinas escolhidas devem somar um total de pelo menos 30 ECTS para intercâmbio de 1 semestre de duração, e 60 ECTS para intercâmbio de 2 semestres. Para os demais destinos, o plano de estudos deve ser composto por até 05 (cinco) disciplinas por semestre.
Exemplo de carta:
CARTA DE MOTIVAÇÃO
(A Carta de Motivação deve ser redigida conforme este modelo, em língua portuguesa, e ter no máximo duas páginas, mantendo a formatação original deste documento: A4, margens 2, fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5)
NOME:
CURSO NA UPM:
INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA:
CURSO ESCOLHIDO:
Apresentação pessoal / acadêmica.
Justificativa sobre a escolha da universidade estrangeira, aplicabilidade do intercâmbio na universidade escolhida para os estudos, e projeto de estudos na universidade estrangeira.
Objetivo / Motivação.
Data. AO PROFESSOR:
Carta de Recomendação
Orientações:
O aluno deverá eleger um professor de sua unidade universitária que o conheça bem, para elaborar e assinar a carta.
O professor deverá comentar sobre seu desempenho, suas qualidades, e o que mais julgar apropriado.
O professor poderá usar o modelo de carta que lhe for conveniente.
Deve ser endereçada à Instituição Estrangeira e entregue apenas no idioma do