Hotmonas vegetais-inibidores da germinação
934 palavras
4 páginas
Atividade Prática: Inibidores
da germinação
Índice
Material . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Métodos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Resultados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Discussão de Resultados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Bibliografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ano Lectivo 2012/2013
Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo Introdução
Tal como nos animais, o crescimento e o desenvolvimento das plantas depende da interações de fatores internos como a luz e fatores externos.
No processo de germinação ocorre uma série de atividades metabólicas, baseadas em reações químicas e que cada uma delas apresenta determinadas exigências quanto à temperatura, principalmente porque dependem da atividade de sistemas enzimáticos complexos, cuja eficiência é diretamente relacionada à temperatura e à disponibilidade de oxigênio.
Quando as sementes germinam, são produzidas novas células. E, à medida que crescem, diferenciam-se nos órgãos das plantas, tais como raízes, caules, folhas e flores.
Na germinação das plantas a fito-hormona geberlina desempenha um papel fundamental pois estimulam o alongamento das células e a divisão celular por outro lado a fito hormona ácido abcissico é um inibidor de crescimento introduzindo ou mantendo a dormencia nas plantas, bloqueando a germinação das sementes e interferindo na permebilidade das células estomáticas provocando o fecho dos estomas.
Nesta actividade prática o objectivo será descobrir se o tomate contem fito-hormonas que inibem a germinação e quais os efeitos que terá um inibidor de germinação de