Hotelaria
Luiz Antônio Abrantes1 Jailson de Oliveira Arieira2 Airton Vidigal Santana Junior3
ISSN 1518-4342
REFERÊNCIA deste traballho: ABRANTES, Luiz Antônio; ARIEIRA, Jailson de Oliveira e SANTANA JR., Airton Vidigal. Sistema de custeio aplicado em um empreendimento do setor hoteleiro. In: EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 3., 2003, Brasília. Anais... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003, p. 548-561.
Resumo Pretendeu-se, com este estudo, mostrar a importância da Contabilidade de Custos como ferramenta de controle e gestão e sua aplicação no setor de serviços, especificamente no ramo de hotelaria, com o objetivo de analisar seu desempenho econômico. Assim, o enfoque deste trabalho direciona-se para a contabilidade financeira e a gerencial, pois ambas desempenham um papel importante como ferramenta de gestão. A primeira pautada nos princípios contábeis geralmente aceitos e obrigatória para fins fiscais e a segunda, por auxiliar o planejamento, informar sobre custos e facilitar a tomada de decisão. Para a obtenção dos dados desta pesquisa, foram efetuadas análises de relatórios e documentos da empresa referentes ao período de janeiro a dezembro de 2000 e as demais informações necessárias foram obtidas por meio de fontes secundárias, para que assim fosse possível trabalhar os dados através de planilhas do Microsoft Excel. Constatou-se a relevância dos dois critérios de custeamento aplicados, apresentando cada um deles suas vantagens práticas que, efetivamente, contribuem para que o processo de determinação de custos assegure a busca da eficiência empresarial.
1. INTRODUÇÃO Dentro do atual contexto competitivo, a gestão de custos se constitui num dos aspectos administrativos mais relevantes. O cálculo dos custos é fundamental para boa gestão de uma empresa e pode ser fator determinante no êxito ou fracasso do empreendimento econômico. Assim, a Contabilidade de