Hotel de Trânsito - Rio das Ostras
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLINIO LEITE
TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROJETO:
Motel – Rio das Ostras – RJ
OTEL
MOSTRAS
A
2º semestre de 2008
1
Motel – 2008
TRABALHO DE GRADUAÇÃO FINAL
ALUNA: SAMANTA GAVINA DE ALMEIDA
ORIENTADORA: ELIZABETH LONDE
2º semestre de 2008
2
Motel – 2008
O TEMA: MOTEL
O tema proposto foi escolhido com o objetivo de se projetar um local onde as pessoas irão manter relações sexuais e não necessariamente para conseguir alojamento, pois na maioria das vezes não se cobra a valor de uma diária, mas um valor de permanência por algumas horas (períodos).
JUSTIFICATIVA
Este tipo de local surgiu no EUA, em função da contração de MOTOR e HOTEL, ou seja; um hotel aos quais as pessoas chegam de automóvel, à beira de uma rodovia que serviria de alojamento àqueles que realizam uma viagem e estariam longe de casa. Com esta definição o primeiro estabelecimento desta natureza foi o Motel Inn em Sann Luiz OBispo, na Califórnia, aberto pela Rede de Hotéis
Hamilton, em dezembro de 1925.
No Brasil, aproveitou-se esta idéia de que as pessoas vão ao Motel de automóvel, para desfrutar de relações íntimas. A arquitetura contemporânea é pródiga em idéias polêmicas principalmente para prática sexual. Na literatura pouco se tem ou se fala sobre estes projetos. Contudo, em 2005, um recém-arquiteto uma grande polêmica em relação a este assunto com o projeto da cidade do sexo em
Copacabana, este seria um complexo dedicado ao sexo com centro de estudos, lojas, consultórios médicos é uma área para prática sexual. Depois disto, nada mais de grande repercussão e notoriedade foi executado para este fim.
Para contextualização desta proposta procurou-se basear em autores como Sigmund Freud e Lowen, onde através de suas teorias cientificas desconstruiu-se a idéia de sexo e a colocou como a energia dos instintos sexuais e individuais.
Freud, no segundo dos três ensaios de