Horta vertical
LUIS ALEXANDRE SANTOS[1]
DANIEL LUIZ STEFENON[2]
INTRODUÇÃO
No presente trabalho procurarei expor as considerações adquiridas na experiência que vivenciei nas aulas de geografia na matéria de Estagio Supervisionado para Ensino Médio I e II, em que tive o privilégio de trabalhar com os alunos do colégio Estadual João XXIII, abordando a temática Educação Ambiental (doravante E.A).
Esse texto apresenta uma parte teórica de uma pesquisa realizada no colégio, levando à tona a problemática de como trabalhar esse tema com os alunos sem apenas usar o livro didático como principal fonte de referência. Busquei abordar o tema “horta vertical”, para junto com os alunos melhor compreender questões como reciclagem, preservação ambiental, produção de alimentos sem agrotóxicos, aquecimento global, e o fenômeno globalização.
O objetivo principal do trabalho é levar ao educando o tema tão complexo a qual é o E.A, e de uma maneira simples e produtiva, explicar que a mesma se faz de simples atitudes e que todos podemos ser agentes de transformação do nosso meio.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os problemas ambientais vem nos preocupando cada vez mais ao decorrer dos anos, exemplo disso temos a Lei 9.795/99 a qual trata a educação ambiental no âmbito multidisciplinar, essa lei impõe obrigatoriedade do ensino da E.A no âmbito formal e em seu segundo parágrafo do artigo Art. 3 cita “que as instituições educativas, devem promover a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem.”
Colocando assim ao educador a responsabilidade de construir conhecimentos, habilidades e atitudes as quais são voltadas a importância da conservação do nosso meio ambiente, levando a tona que tais cuidados sejam essenciais para a qualidade de vida. No Brasil esse tema foi integrado aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para que o conteúdo