Hormônios psicofisiologia
S. Nervoso: responsável pela obtenção de informações a partir do meio externo , controle das atividades corporais, função integrativa, armazenamento de informações (memória).
Controle das respostas: a) contração do músculo esquelético e de todo corpo. B) contração da musculatura lisa de órgãos internos. C) secreção de hormônios pelasglândulas exócrinas e endócrinas em todo corpo.
DEFINIÇÃO DE HORMÔNIOS: substâncias secretadas pelas glândulas endócrinas para o sangue, próprio órgão ou para a linfa, em quantidades pequenas.
FUNÇÃO: regulação (aceleram ou reduzem velocidade de reações biológicas). São intermediários entre a elaboração da resposta pelo sistema Nervoso e a efetuação desta resposta pelo órgão alvo.
CARACTERÍSTICAS: não é um grupo específico de composto químico. Podem ser: aminoácidos modificados, pequenos peptídeo, simples ou conjugadas, polipeptídios, hormônios não esteróides não-protéicos, esteróides.
RECEPTORES HORMONAIS: moléculas com conformações específicas, dentro das células ou nas membranas, com capacidade de reconhecê-los.
AS RESPOSTAS PODEM SER: a) alteração da velocidade da síntese protéica. b) mudança no ritmo da atividade enzimática. c) modificação do transporte através da membrana. d) indução da atividade secretora.
REGULAÇÃO DA LIBERAÇÃO DOS HORMÔNIOS: se dá através de Feedback Negativo (Quando a quantidade de um hormônio que teve a sua secreção estimulada por outro está alta, este estimulador é inibido. Feedback Positivo (age para amplificar o efeito biológico inicial do hormônio estimulador, levando-o a aumentar a sua capacidade de estimulação do outro hormônio).
OBS: a secreção hormonal pode ser regulada pelo controle neural para aumentar a secreção ou reduzi-la em resposta a estímulos internos ou externos percebidos consciente ou inconscientemente.
HIPÓFISE ou PTUITÁRIA
Dividida em duas partes: anterior (adeno-hipófise) e posterior (neuro-hipófise). Localizada na base do cérebro.