psicofisiologia
Profa. Alana Pires
Obs.: Deve ser entregue manuscrito no dia da prova
1) O que é potencial de ação? Descreva suas fases baseado na permeabilidade a íons pela membrana, destacando os períodos refratários.
O potencial de ação consiste de uma redução rápida da negatividade da membrana até 0mV e inversão deste potencial até valores de cerca de +30mV, seguido de um retorno também rápido até valores um pouco mais negativos que o potencial de repouso de -70mV. O potencial de ação é um fenômeno de natureza eletro-química e ocorre devido a modificações na permeabilidade da membrana do neurônio. Essas modificações de permeabilidade permitem a passagem de íons de um lado para o outro da membrana. Como os íons são partículas carregadas eletricamente, ocorrem também modificações no campo elétrico gerado por essas cargas.
2) Diversas condições afetam o funcionamento dos neurônios. Considerando o funcionamento dessas células, responda as questões a seguir:
a) O diabetes mellitus reduz a mielinização dos neurônios. Quais as consequências disso sobre o processo de transmissão do impulso nervoso?
A mielina isola as terminações nervosas, ela ajuda os neurônios a receber e interpretar as mensagens do cérebro a uma velocidade máxima. Quando as terminações nervosas perdem mielina não conseguem funcionar corretamente, levando à ocorrência de danos nas zonas onde o neurônio perdeu a mielina
b) Na miastenia gravis, o sistema imune reage contra os receptores de acetilcolina na junção neuromuscular. O individuo apresenta pálpebras caídas, dificuldade de mastigar, falar, deglutir. Explique, com base na fisiologia, porque o indivíduo apresenta esta fraqueza muscular.
Em uma contração muscular normal a ativação de receptores de acetilcolina induzem um influxo de íons sódio que causam uma despolarização da célula muscular. Com isso há liberação de íons cálcio armazenados no retículo sarcoplasmático e a partir dai ha a