Hormônios da reprodução em bovinos
(Hormônios da reprodução)
Trabalho requisitado pela professora Rosimira como componente avaliativo da matéria de bovinocultura, realizado por Lázaro Ramon
Silva Soares discente da turma de 3ª série “AA” de agropecuária.
Guanambi-BA
2012
Hormônios da reprodução em bovinos
Sabe-se que, os recentes estudos realizados na área da reprodução, de uma maneira geral, têm revelado o importante papel representado pela ação dos hormônios, substancias que podem ser caracterizadas como lipídeos e proteínas ou compostos proporcionados a partir destes. Geralmente são produzidos em certos tipos de tecido, e tem função de agir modificando a fisiologia de outro, neste caso, o primeiro é denominado tecido fonte, e o segundo tecido alvo, onde existem estruturas chamadas de receptores, moléculas compostas de proteínas e carboidratos, presentes nas células-alvo. São estruturas que podem aumentar ou diminuir de quantidade, em determinados momentos, dependendo da fase reprodutiva, na qual o animal se encontra. Muitas vezes, a potência ou atividade de um hormônio está relacionada mais ao número de receptores para o mesmo, que a sua concentração sanguínea ou estrutura molecular. Diante dessas afirmações é possível concluir que os hormônios, em se tratando de reprodução, são extremamente importantes, já que são atuantes na ativação de todos os processos relacionados a essa prática, no caso dos bovinos não é diferente, pois estes animais apresentam ciclo reprodutivo organizado, determinado normalmente por variações de taxas hormonais. Entre os frutos das pesquisas relacionadas a essas variações, está um gráfico que representa o ciclo reprodutivo das fêmeas, chamado de ciclo estral, este por sua vez encontra-se dividido em quatro níveis básicos: Pró-estro, estro, metaestro e diestro.
Pró-estro: fase que antecede o estro ou cio. É marcada por um aumento da quantidade de estrógeno na corrente sanguínea devido à formação do folículo.