hormônio do crescimento
◦ O GH é liberado na corrente sanguínea pelas células somatotrópicas encontradas na hipófse anterior.
Esta glândula produz diferentes hormônios, mas o GH é sintetzado em maior quantdade em relação aos outros
◦ A quantdade e o padrão de liberação do GH variam ao longo da vida de um indivíduo. O pico dos níveis basais encontra-se durante a infância. A amplitude e a frequência de picos são máximos durante o estrão pubertário.
Um pouco de historia ...
Entre as décadas de 1960 a 1980, a obtenção do GH ocorria por meio de hipófses de cadáveres, fato que limitava muito o seu uso. Todavia, o desenvolvimento da tecnologia do DNA recombinante permitu a introdução do gene do hormônio do crescimento humano em bactérias com objetvo de que elas produzissem esse hormônio, o que possibilitou a utlização do GH em uma série de situações clínicas.
Funções
◦ Este hormônio apresenta diversas funções, sendo fundamental para o crescimento de uma pessoa, desde os primeiros anos de vida até que ocorra o fechamento das cartlagens de crescimento dos ossos
(epífse);
Aumento da síntese proteica (especialmente nos músculos e ossos)
Reduz o consumo de glicose hepátca (efeito oposto da insulina);
Retenção de sódio e eletrólitos;
Nanismo e gigantismo
O nanismo é a doença que se caracteriza pela baixa estatura e pelo pouco desenvolvimento dos ossos e cartlagens. Ela se manifesta principalmente a partr dos 2 anos de idade, impedindo o crescimento e desenvolvimento saudável da pessoa durante a adolescência (período em que o crescimento sofre uma aceleração), produzindo adultos com estatura fora do padrão médio da população brasileira.
Quando o corpo humano