microbiologia
Embora façam parte da mesma família, cada um desses vírus age de forma diversa e afeta sistemas diferentes do organismo. As espécies de Herpesviridae mais disseminadas entre os seres humanos são: HSV-1, que causa o herpes labial; HSV-2, responsável pelo herpes genital; varicela zoster, causador da catapora e herpes-zóster; Epstein-Bar, que causa a mononucleose; e o citomegalovírus. Esses vírus provocam uma reação imunológica de pequena intensidade que não é capaz de eliminá-los completamente, o que acaba preservando o genoma viral em algumas células.
Os sintomas das infecções causadas por herpesvírus variam, mas em geral se caracterizam por uma infecção latente nas células nervosas que pode ser reativada por fatores biológicos ou ambientais. As pessoas imunodeprimidas, como as infectadas pelo HIV, estão mais sujeitas às infecções pelo vírus. A contaminação em geral ocorre por contato direto ou indireto, por meio de troca de secreções orais e fluidos corpóreos.
Infecções causadas por herpesvírus: Os dois tipos principais de herpesvírus que causam infecções com vesículas na pele são o herpes simples e o herpes zóster. Outro herpesvírus, o de Epstein-Barr, produz a mononucleose infecciosa. O citomegalovírus, outro dos herpesvírus, pode provocar uma doença impossível de distinguir da mononucleose infecciosa. Um herpesvírus identificado mais recentemente (herpesvírus 6) causa uma doença infantil conhecida como roséola infantil (ou exantema subitum). O herpesvírus humano 7 nunca foi relacionado até hoje com qualquer doença. Em alguns estudos, o herpesvírus 8 tem sido interpretado como o causador do sarcoma de Kaposi nos doentes de SIDA.
Herpes simples
A infecção causada pelo herpes simples produz episódios recorrentes de vesículas pequenas e dolorosas, cheias de líquido, na pele ou nas membranas mucosas. O herpes simples causa uma