Hormonios
Substancia endócrina - Uma glândula endócrina secreta substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea
Parácrinas – ela é produzida por uma célula e sua ação vai ocorrer na célula do lado e não na mesma que foi produzida.
Autócrinas – ela é produzida por uma célula e atua na mesma célula que foi produzida
2) Hormônio Esteroidal - os hormônios esteróides são sintetizados a partir do colesterol e modificados por uma série de reações químicas, até que um hormônio fique pronto para ser posto em ação. Esse tipo de hormônio é lipossolúvel, por isso não podem ser estocados, pois a membrana celular é lipídica, fazendo com que eles consigam entrar e sair facilmente da célula, pelo fato da membrana não constituir uma barreira lipídica para eles. Por serem hidrofóbicos, na circulação se ligam a proteínas plasmáticas para serem mais facilmente transportados. Encontramos no sangue, uma porção ligada a proteínas e outra livre para atuar na célula.
Hormônio Proteico - Os proteicos são formados por aminoácidos e são hidrossolúveis, devido a isso são transportados livremente na corrente sanguínea, ou seja, não necessitam de substâncias carreadoras e também não atravessam barreiras lipídicas, como a membrana celular sem o auxílio de um receptor. Quando o hormônio proteico se liga ao receptor da célula na membrana celular. Esse hormônio proteico transportado livremente na circulação precisa encontrar a células, caso contrário ele é destruído.
3) Na Neurohipofise é produzida a vasoprecina e ocitocina,a célula produtora de vasoprecina e ocitocina é produzida no hipotálamo e eliminada pela neurohipofise.
A Adenohipofise tem a produção de um primeiro hormônio vindo do hipotálamo para depois ter produção de segundo hormônio. O hormônio do hipotálamo chega a Adenohipofise através de vasos sanguíneos entre o hipotálamo e a hipófise(circulação