Agropoder
A reforma agrária tem por objetivo proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para a realização de sua função social. Esse processo é realizado pelo Estado, que compra ou desapropria terras de grandes latifundiários e distribui lotes de terras para famílias camponesas. Basicamente a reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover a distribuição mais justa das terras.
Na história do Brasil, houve a proposta da Reforma Agrária, que sugere a distribuição feita institucionalmente, além de vertentes que propõem uma Revolução Agrária, consistindo numa reforma feita pela força.
No Brasil, país onde as desigualdades no campo estão entre as maiores do mundo, existe o INCRA, que é o órgão governamental responsável pela gestão desses problemas.
26) Agricultura extensiva
A agricultura e a produção pecuária podem se enquadrar em dois modelos distintos denominados de intensivos e extensivos, esses podem variar conforme o nível de tecnologia empregado.
'Agricultura extensiva' é caracterizada geralmente pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Normalmente é utilizada para mercado interno ou para subsistência. Esse tipo de agricultura pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes proprínio da mão-de-obra humana e baixa mecanização. A falta de capital também é um marco neste tipo de agricultura. É característica de minifúndios, que são formas de agricultura familiar.
27)Agricultura Intensiva
A agricultura intensiva costuma ser praticada em área reduzida, com técnicas avançadas e alta produtividade. A agricultura intensiva "moderna" usa insumos de alto custo, tais como fertilizantes, máquinas e pesticidas. Não existem sistemas completamente autossuficientes. Além disso, envolve um grande fluxo de combustível e maquinaria elétrica. Usa muita energia para produzir todos os bens e serviços, assim como para o processamento e