Politico
Semelhanças:
Tanto em uma quanto em outra os personagens cometei muitos erros, por exemplo,
1-Ambição pelo dinheiro.
2-Personagens preguiçosos.
3-Muitos pecados, que acaba comprando a passagem do inferno sem mesmo saber o porquê vão pra lá.
4-Um dos principais personagens, começa a zomba do diabo.
5-Os que escapam são sempre aqueles mais pobres e humildes.
Diferenças:
No Auto da Barca do Inferno, o anjo é implacável ao determinar a sentença divina que cabe aos pecadores, e para a qual não há apelação. É utilizada a representação da morte, do juízo e do destino posterior dos homens, com argumentos satíricos e divertidos. Nem o anjo, nem o diabo esperam modificar homens e mulheres. Eles rematam, não conduzem o processo. Não criam condições, apenas sublinham aquelas que as personagens se pautaram.
No Auto da Compadecida, o Juízo Divino caracteriza-se de forma diferente., pois João Grilo apela e a Compadecida interfere em seu favor.
Ariano Suassuna, em O Auto da Compadecida faz uma releitura do aspecto formal do auto, no qual insere elementos diferentes sem haver muitas diferenças entre os personagens.
A figura do parvo, de Gil Vicente e de João Grilo, de Suassuna, se aproximam quando representam o homem simples em busca da sobrevivência e que por isto, cometem pecados.
Opinião:
Em minha opinião, as duas obras mostram a decisão de ir para o inferno ou pro céu, tem sempre um padre que pensa que vai para o céu, mas no caso do auto da compadecida eles