HORARIO FLEXIVEL
Trabalho individual de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média do 1º Semestre nas Disciplinas de Economia e Modelos de Gestão, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano, Ética, Política e Sociedade.
Orientadores:
Prof.(a) Joenice Dias e Ulysses Januzzi
Prof.(a) Elisete Zampronio
Prof. Henry Nonaka
Prof.(a) Marcia Bastos
Diagnóstico Organizacional onde muitas empresas já praticam o horário flexível, porque verificaram que é muito mais importante o cumprimento satisfatório das tarefas do que a observância rígida dos horários de início e término do trabalho. Aliado a isso, há o fato de serem frequentes os pedidos de autorização por parte de empregados para iniciar o trabalho mais tarde ou deixar a empresa mais cedo, a fim de atender assuntos particulares urgentes. Entretanto, como inexiste na nossa legislação trabalhista permissão expressa para a adoção de horário flexível de trabalho, as empresas brasileiras têm optado pela sua implantação pela via da negociação coletiva com respaldo no artigo 7º, inciso XXVI, da CF/88: “reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho”.
"As iniciativas que abrem caminho aos horários flexíveis encorajam os empregados a se cuidarem mais"
DESENVOLVIMENTO
O trabalhador ganha com o trabalho flexível, pois a satisfação no trabalho é um fenômeno amplamente estudado e esse interesse decorre da influência que a empresa pode exercer sobre o trabalhador, afetando sua saúde física e mental, atitudes, comportamento profissional, social, tanto com repercussões para a vida pessoal e familiar do indivíduo como para as organizações. Embora o interesse por utilizar