horario de verao
Sumário
INTRODUÇÃO
Sempre quando se inicia o horário de verão surge a pergunta de se realmente existe benefício com essa medida. É sempre polêmico quando se introduzem medidas que interferem no cotidiano das pessoas e possuem implicações nos nossos hábitos e rotinas. Mas, é importante entender os objetivos do Horário de Verão como uma medida para conservar eletricidade.
Abordaremos nos próximos capítulos a história, o surgimento e o impacto causado pela adoção do horário de verão no Brasil, numa forma clara e resumida para identificarmos
HORÁRIO DE VERÃO
O horário de verão ou Instituir a hora especial de verão consiste em adiantar os ponteiros do relógio em uma hora com o fim de aproveitar a luz natural o mais possível durante os dias mais longos do ano. Em inglês a hora especial recebe a denominação de “daylight saving time” que retrata bem esse conceito. Se não fizéssemos esse ajuste, em uma parte do ano, a maioria dos brasileiros sairia para trabalhar um tempo depois do sol já ter nascido e voltaria depois dele já ter se posto, o que faria com que houvesse a necessidade de um consumo maior de energia artificial.
Entretanto, o horário de verão não tem nenhuma relação com a estação “verão”, na maioria dos países onde é adotado. É que, para os países do hemisfério norte, o sol se põe bem cedo no inverno e, no verão, costuma estar claro até as 22 horas em alguns lugares. Devido a isso, o horário de verão é adotado em quase todos os países do hemisfério norte, resultando em uma grande diferença no consumo de energia.
A localização geográfica interfere também, na quantidade de horas em que os relógios devem ser adiantados ou atrasados e, também, na época do ano em que ocorre o horário de verão. Enquanto que no Brasil, alteramos os relógios em 1 hora nos meses de outubro a março, nos países do hemisfério norte, o horário de verão ocorre nos meses de março a outubro e a quantidade de horas pode variar de