horário de verão
Horário de verão é a alteração do horário de uma determinada região, apenas durante uma parte do ano, com isso, é adiantado (em geral) uma hora no fuso horário oficial local. Este procedimento é adotado geralmente no período do verão, pois os dias são mais longos, devido a posição da terra em relação ao Sol. A ideia de adiantar os relógios foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, em uma época em que ainda não existia luz elétrica. No Brasil isso só veio há acontecer em 1931 ( Governo Vargas), porém de forma descontínua e apenas nas regiões sul, centro-oeste e sudeste. O horário de verão tem como propósito reduzir o consumo de energia, mas a medida é mais eficiente nas regiões distantes da linha do equador, porque nestas regiões os dias se tornam mais longos, e as noites, mais curtas. Já nas regiões mais próximas da linha do equador, os dias e as noites têm a duração igual ao longo do ano, e a implantação do horário de verão nesses locais traz muito pouco ou nenhum proveito. Pontos positivos do horário de verão:
• Preservação do meio ambiente, evitando-se a poluição que seria produzida pela queima de combustível fóssil através da geração de energia elétrica de origem térmica.
• Proporciona um maior aproveitamento da luz solar, obtendo um maior tempo para lazer.
Pontos negativos do horário de verão:
• A população tem que acordar uma hora mais cedo, assim gerando um desconforto maior, dando ao entender que dormimos um hora há menos.
• O organismo demora para se acostumar, e quando se acostuma o horário de verão acaba.