Hooke
Aluno 1
Aluno 2
Aluno 3
Aluno 4
Física 1, Professor Demetrius Leão
XX/XX/2011
Resumo: Escrever, em no máximo 5 linhas, um resumo do que foi feito no experimento e os resultados obtidos. Por exemplo: Nesta atividade, foi determinada a constante elástica de duas molas (espiral de caderno)... Chegamos a tais resultados...
Introdução
Tratar brevemente sobre a vida de Hobert Hooke (1635-1703) e sobre a Lei de Hooke.
Materiais
(Listar tudo o que foi utilizado para a atividade experimental)
Procedimentos
1. Divida tarefas entre os integrantes do grupo: uns realizam a montagem e fazem as medições, outro anota os dados, outro faz o registro fotográfico...
2. Apóie a tira de papel na parede com fita crepe e marque, no papel, a posição ocupada pela mola naturalmente (sem pesos).
3. Escolha uma quantidade de água padrão para servir como referência. Por exemplo: 100 ml = 0,1 kg = 1N; ou 50 ml = 0,05 kg = 0,5 N.
4. Pendure a sacolinha na mola.
5. Ponha uma medida de água na sacolinha e registre no papel a deformação da mola.
6. Coloque mais uma medida de água na sacolinha e registre a nova deformação, e assim sucessivamente. Faça, pelo menos cinco medidas. Utilize a tabela abaixo para registrar as medições:
MOLA 1:
Deformação (cm) Força (N)
MOLA 2:
Deformação (cm) Força (N)
7. Com os dados das tabelas anteriores, monte um gráfico no qual a deformação é colocada no eixo X e a força é colocada no eixo Y. Utilize as linhas do papel milimetrado do relatório que está no Portal. Fique atento à escala que você vai adotar e peça auxílio ao professor antes de montar se gráfico. Os pontos devem ser marcados com caneta. Após, isso, tentar traçar uma reta (também com caneta) que se ajuste melhor aos pontos.
MOLA 1:
MOLA 2:
8. Para determinar a constante elástica da mola do seguinte modo:
Sabemos que a Lei de Hooke é dada por: , então, .