Teste do Pezinho
1)Registro de dados
A priori deve-se preencher o livro de registro, o envelope branco e no papel filtro com todos os dados da criança, com letra legível e sem abreviaturas com caneta esferográfica. Obs: Caso a criança não tiver nome colocar RN DE (Nome da Mãe).
2)Aquecimento do pezinho, se houver necessidade c/ bolsa de água morna; 3) Posição e Antissepsia: O responsável deve ficar em pé e segurar a criança em posição vertical
A pessoa responsável pela coleta deve estar sentada, de maneira que haja facilidade em obter o material em todo o procedimento. Após retirar a bolsa de água quente, realizar a antissepsia com álcool a 70% embebido em algodão ou gaze. 4) Punção: local e técnica: - Proceder a lavagem das mãos e calçar as luvas de procedimento.(normas de biossegurança)
- Envolver o pé e o tornozelo da criança com os dedos indicador e polegar, deixe apenas a área do calcanhar exposta, que será puncionada a ser puncionada. - A punção deve ser feita em uma das áreas laterais da região plantar do calcanhar, a fim de evitar o acometimento do osso calcâneo. - Depois de proceder a anti-sepsia e a secagem do álcool, perfundir toda a porção triangular da lanceta (ponta) no local escolhido, realizando um pequeno corte, pouco profundo. Fazer de forma leve um movimento de rotação para a esquerda e para a direita com a lanceta, para alargar o corte. - Quando a primeira gota se formar, retire a gaze ou o algodão do local, espere formar a grande gota. - Comprimir de leve com os dedos indicador e polegar em volta do calcanhar, seguida por uma descompressão. Este procedimento visa aumentar a circulação sanguínea e a retirada de uma boa gota. - A não obtenção de gotas suficientes após todas as manobras recomendadas, pegar outra lanceta e puncionar outro ponto do mesmo pé. Após cada punção deve-se desprezar a lanceta.
5) Obtenção da gota: - Assim que a gota se formar, colocar o papel-filtro , encostando-a no meio do círculo do papel filtro. - Caso não se