honeypot e honeynet as vantagens de conhecer o inimigo
Alexandre Lopes
Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – FATEC
Orientador: Profº. Esp. Thiago José Lucas
Introdução
Segundo Ulbrich e Della Valle (2009 p.36) hoje há computadores por toda nossa volta e presente em diversas tarefas do nosso cotidiano. Com o aumento da globalização, e conseqüentemente os aumento das conexões de computadores espalhadas pelo mundo, novos conceitos em relação à tecnologia vão surgindo. Mas nem toda nova tecnologia que surge é para o bem da humanidade, no mesmo ritmo que surgem tecnologias novas com intuito de melhorar a vida da população, também surgem tecnologias inovadoras para tirar lucros e vantagens, explorando as vulnerabilidades e falhas no mundo da tecnologia da informação.
A informação é um dos tesouros mais cobiçados atualmente, mais ainda no mundo digital. Como todo bem valioso a informação necessita de uma segurança dedicada, eficiente e sofisticada, para que o acesso a este bem seja restrito e controlável.
Para Campos (2007 p.21) “a informação é elemento essencial para todos os processos de negócio da organização sendo, portanto, um bem ou ativo de grande valor.” A informação é o ativo mais valioso que uma organização pode ter e esta pode ser alvo de ataques a qualquer instante. Visto que a informação é um bem muito importante em todos os segmentos, em especial nas empresas, os profissionais de segurança da informação vivem em constante “queda-de-braço” com essa comunidade secreta comumente chamada de clãs ou como todos os conhecem os famosos e tão enfatizados “hackers”.
De acordo com Ulbrich e Della Valle (2009) antigamente as invasões eram cometidas apenas por pessoas especialistas e com grandes conhecimentos técnicos. Hoje em dia com o fácil acesso a Internet, qualquer pessoa com pouco conhecimento em informática, e com o auxilio de tutoriais e ferramentas disponibilizadas na mesma,
conseguem fazer ataques a redes e sistemas desprotegidos, obtendo êxito na maioria