Homossexualismo
A elaboração deste trabalho tem a finalidade de apontar e relatar os problemas, acerca de discriminação e preconceito em razão da opção sexual dos indivíduos, tendo como principal meta apoiar-se em argumentos legais para a execução do mesmo.
As dificuldades de abordagem do tema são de todos conhecidas, porém o estigma do preconceito não deve ensejar que um fato social não se sujeite a efeitos jurídicos e também morais.
Faz-se uma breve passagem na legislação de direitos humanos inseridos em nossa Constituição que revela implicações evidentes entre a livre expressão da sexualidade por parte dos seres humanos e o princípio da dignidade da pessoa humana, um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Isso para não falarmos do direito à intimidade e à vida privada, da liberdade de expressão, do principio da igualdade, presente “não só nos direitos fundamentais do artigo 5º da Constituição”, como enunciado nos princípios fundamentais, quando elencam como objetivo fundamental da Republica em seu artigo 3º, inciso IV promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Tanto na teoria como na prática, é possível, embora difícil, alcançar o equilíbrio desejado, por não haver um foro específico para tratar de tal fato.
Os dados aqui coletados foram recolhidos em pesquisa de campo, em uma comunidade homossexual.
Tal pesquisa abordou fatos sociais, legais e morais. Também tem como objetivo este trabalho descrever as vivências pessoais e familiares de homossexuais.
Neste estudo, não se pretende esgotar o tema, visto a imensidão de informações, tão pouco ser exaustivo, mas sim, incentivar a promoção de respostas mais completas e originais a respeito do tema.
TÍTULO
PRECONCEITO
PROBLEMA
PRECONCEITO A HOMOSSEXUAIS
1. CONCEITO
“A etimologia do vocábulo ‘preconceito’ é originário de um conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior