controladoria
Resumo de planejamento estratégico (Auster Moreira Nascimento, Luciane Reginato)
Introdução
A existência do planejamento empresarial se deu em 3 fases:
Fase da produção em massa – 1900 a 1930 – O planejamento tinha como preocupações principais o desenvolvimento de novos métodos de produção e controle de custos.
Fase do marketing de massa – 1930 a 1950 – Buscava compreender os desejos dos consumidores, para incorporá-los em seus planejamentos.
Era da informação – 1950 aos dias atuais - ambiente crescentemente instável e turbulento, organismo de projeção de resultado tornaram-se ultrapassados sendo necessário que as empresas procurassem alternativas que auxiliassem no equilíbrio de seus ambientes.
Nesse momento nasceu o planejamento estratégico, designado a fazer com que esse instrumento possibilite a empresa a modelar o futuro ao invés de apenas tentar antecipá-lo. Entre as filosofias destaca-se as principais ações relativas ao processo de planejamento devem ser centralizadas na alta administração da empresa, limitando todos os outros membros organizacionais simplesmente a execução do plano.
O foco de um processo eficaz de planejamento deveria, então, ser o de como utilizar o conhecimento das pessoas da organização, da melhor maneira possível, como fazê-las serem produtivas.
O ambiente organizacional
É uma rede de entidades que influencia a forma de atuar das organizações. É o principal fator ao qual uma empresa deve se adaptar e para o qual deve planejar, pois é uma fonte de incertezas que dificulta o processo administrativo.
O objetivo de uma organização é ampliar seu domínio, de forma a aumentar sua capacidade de geração de valor para seus cliente, acionistas ou cotistas, empregados e para a sociedade na qual ela atua.
O ambiente pode ser dividido em interno e externo.
O ambiente geral
Consiste nas forças que modelam o ambiente específico, que representam um conjunto de componentes que exerce amplo