HOMOFOBIA
DEFINIÇÃO:
Homofobia significa: aversão irreprimível,repugnância, medo, ódio, preconceito que algumas pessoas, ou grupos nutrem contra os homossexuais,lésbicas, bissexuais e transexuais.
HOMOFOBIA COMO PRECONCEITO
A homofobia pode ser compreendida em sua origem como os outros tipos de preconceito, que se resume a uma atitude de colocar a outra pessoa, no caso, o homossexual, na condição de inferioridade, de anormalidade, baseada no domínio da lógica heteronormativa, ou seja, da heterossexualidade como padrão, norma. Uma atitute irracional que nao se encaixa em um dos papeis do psicologo que é a compreensão da subjetividade humana.
HOMOFOBIA PARA A PSICOLOGIA
Outro componente da homofobia é a projeção. Para a psicologia, a projeção é um mecanismo de defesa dos seres humanos, que coloca tudo aquilo que ameaça o ser humano como sendo algo externo a ele. Assim, o mal é sempre algo que está fora do sujeito e ainda, diferente daqueles com os quais se identifica. Por exemplo, por muitos anos, acreditou-se que a AIDS era uma doença que contaminava exclusivamente homossexuais.
HOMOFOBIA E PATRIARCADO
Segundo Foucault, a homofobia se estruturou em “negar o feminino” e tudo que isso passou a significar dentro do patriarcado,exceto a maternidade. A homofobia seria então uma espécie de sexismo contra a homossexualidade, uma confirmação dos valores de dominação masculinos.
HOMOFOBIA E RELIGIÃO
Algumas religiões como a católica, judaica e protestante repudiam o homossexualismo em seus pressuposto, julgando ser pecado ou um ato impuro, a partir disso muitos paises tem suas leis tendenciosamente homofobicas, há varios indicios de que a homofobia tem uma das bases mais fortes no brasil por conta da igreja católica, que apesar do estado se dizer atualmento ´´laico´´ as leis e as decisões ainda sofrem influência severa da instituição.