1 QUEST O PROBLEMA
Qual é a farmacoterapêutica oferecida pelo Sistema Único de Saúde aos portadores de doenças mentais?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Apresentar a farmacoterapia oferecida pelo SUS aos portadores de doenças mentais no município de Cornélio Procópio – PR.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Realizar um levantamento dos medicamentos fornecidos pelo SUS;
Mostrar como é realizada a Assistência (AF) na dispensação desses medicamentos na perspectiva dos pacientes verificando se ele é alertado sobre perigosas associações medicamentosas, posologia e alertar sobre possíveis efeitos colaterais.
3 JUSTIFICATIVA
Medicamentos utilizados em tratamentos psiquiátricos devem ser prescritos com cautela aos portadores de doenças mentais, pois podem causar efeitos colaterais indesejados que podem repercutir não só na vida do paciente, mas daqueles que convivem com ele. No entanto, além da terapia medicamentosa, é necessário que ele se submeta à terapia clínica e receba AF adequada para que o tratamento surta o efeito esperado. A falha em uma dessas etapas, principal na dispensação do medicamento, pode fadá-lo ao insucesso.
Tendo em vista a necessidade de ofertá-lo com qualidade à população que não pode pagá-lo para tê-lo, o estudo proposto possibilitará que se apresente um panorama dos medicamentos do modo como ele está sendo realizado no município de Cornélio Procópio – PR. Assim, será possível diagnosticar falhas que podem futuramente ser sanadas.
O tema se insere então no contexto sobre o acompanhamento farmacoterapêutico, englobando AF que um dos desafios do SUS. Isso porque quando ele é feito por profissionais capacitados, reduz-se a possibilidade de erros com medicações, tornando o tratamento eficaz que reflete na melhora da qualidade de vida do paciente.
Há de se salientar que pacientes mal informados acabam realizando o tratamento com deficiência não alcançando os efeitos esperados. O levantamento de medicamentos utilizados por portadores de doenças mentais