Homofobia
Homofobia significa aversão irreprimível que algumas pessoas nutrem contra os homossexuais, bissexuais e lésbicas. A homofobia é um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base na percepção de que a orientação não heterossexual é negativa.
Muitas vezes aqueles que guardam estes sentimentos não definiram completamente sua identidade sexual, gerando dúvidas e revolta, que são transferidas para aqueles que já definiram suas preferências sexuais.
A homofobia tem causas culturais e religiosas. Mas mesmo entre estes grupos existem aqueles que defendem e apoiam os direitos dos homossexuais. Mas mesmo em pleno seculo XXI, alguns países aplicam até mesmo pena de morte contra os homossexuais.
Algumas vezes a homofobia parte do próprio homossexual, porque ele está num processo de negação de sua sexualidade e chega muitas vezes até a casar e constituir uma família, e pode até jamais assumir sua preferência.
A homofobia está presente nas relações interpessoais da sociedade desde muitos anos, pórem, essa se tem intensificado nas duas últimas decádas. A homofobia é um tipo de preconceito que pode ser manifestado de diversas maneiras, como agressões verbais, agressões físicas e exclusão social. Além disso, pode ser visualizada em diversos lugares.
Existem diversos tipos de homofobia, entre eles estão: a institucionalizada, a interiorizada e a social.
Ela é patrocinada pela religião ou pelo Estado. Na religião, existem várias que contêm ensinamentos anti-homossexuais, enquanto outras incorporam ensinamentos sobre os homossexuais como um terceiro gênero. Mesmo dentro de algumas religiões que geralmente desencorajam a homossexualidade, há também pessoas que vêem isso de forma positiva.
Já o Estado, incluiu leis ou decisões judiciais recentes que criaram reconhecimento legal para relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo, mas que ainda não entraram em efeito. A homossexualidade é ilegal em 80 países, sendo 5 com pena de