HOMOFOBIA
1
INTRODUÇÃO
A desigualdade social é um grave problema enfrentado em todo o mundo. Verificamos sua ocorrência quando nos deparamos com a miséria, o desemprego, a má educação, falta de segurança e saúde, entre outros. Todos esses problemas são efeitos da causa a que se refere. No Brasil, verificamos a acentuação no número de casos, especialmente no tocante à diversidade sexual. Enfrentamos hoje um grave quadro de violência desmedida que se pratica em face dos homossexuais relacionados diretamente à sua opção de vida.
Nesses termos, o objetivo do presente trabalho é contribuir para o entendimento da homofobia e seu enfrentamento. A partir daí poderemos avançar tanto na sua conceituação como na verificação das suas causas, potencializando o raciocínio em face desta realidade e aumentando a probabilidade de melhoria da condição social da população que enfrenta esse problema.
HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL
A desigualdade social se manifesta como um fenômeno recorrente em praticamente todos os países do mundo. Em alguns deles se verifica com maior força e em maior número, como no Brasil, por exemplo. Como um dos principais problemas para sua ocorrência podemos apontar, a má distribuição da renda, gerando a denominada desigualdade econômica, onde poucos recebem muito e muitos recebem pouco.
Os problemas desencadeados a partir desse ponto são diversos. Dentre eles podemos apontar a pobreza extrema, falta de moradia, má alimentação, falta de segurança pública e desemprego.
Conforme aponta Márcio Pochmann, “no caso brasileiro, a exclusão social configura-se como marca inquestionável do desenvolvimento capitalista brasileiro. A escravidão, predominante durante mais de três séculos no país, apresenta-se como o regime de exclusão social por excelência”.
Em uma interpretação analógica