homofobia e diversidade sexual
O Brasil é um país continental extremamente diverso, já que foi formado a partir da miscigenação de diferentes povos com suas respectivas culturas e etnias. Mas toda essa diversidade não poderia gerar algo, que não muitos conflitos nas relações entre essas diferentes sociedades, povos ou grupos sociais.
Historicamente as relações sociais em todo o mundo eram pautadas nas diferenças e na não aceitação delas, fossem elas diferenças raciais ou étnicas, de gênero e culturais. E no Brasil não foi diferente, quando os europeus aqui chegaram à procura de novas terras para explora, instauraram um regime de dominação jamais visto em outros tempos, passando a exercer forte domínio sobre os povos nativos, explorando suas riquezas e suas vidas, subjugando sua cultura e impondo valores e costumes europeus, em um processo de intensa exclusão e desigualdade social que marcou profundamente o desenvolvimento capitalista brasileiro.
Sob forte pressão do capitalismo a sociedade dividiu-se em classes, onde a menor parcela dela acumula capital exercendo seu poder de classe dominante sobre a classe menos favorecida, num processo de intensa exploração do trabalho e exclusão social e de direitos. A nossa sociedade, que tem a particularidade de ser capitalista, produz e reproduz tais desigualdades que é produto e ação do próprio homem. Todas essas relações de dominação foram gerando ao longo do tempo, atitudes de discriminação, preconceito e violência, generalizando o manifesto da exclusão social no Brasil.
Reconhecendo tais questões sociais e suas múltiplas expressões na nossa realidade como produto das nossas relações em sociedade, iremos, de forma crítica e delicada, analisar a questão da homofobia e a diversidade sexual, tendo como objetivo investigar o preconceito e a discriminação contra homossexuais de ambos os sexos e a reação da sociedade em relação a este tema, que é considerado tabu.
DESENVOLVIMENTO
Homofobia é o termo utilizado para designar uma