hominideos
HISTÓRIA
1° ANO “B”
HOMINÍDEOS
PEDRO HENRIQUE VIEIRA MAIA
PROFESSORA:
Luciana
GOIÂNIA, 2014
PEDRO HENRIQUE VIEIRA MAIA
HOMINÍDEOS
Trabalho apresentado à disciplina de história do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Olavo Bilac, ministrada pela professora Luciana, como requisito parcial para obtenção de nota no 1º bimestre.
Goiânia, 2014
Há um milhão e setecentos anos atrás o mundo estava repleto de grandes perigos, ficarem vivo era um desafio avassalador, era caçar ou ser caçado, matar ou morrer. O gênero humano apareceu pela primeira vez no leste da áfrica a dois milhões e quinhentos mil anos foi o inicio da jornada épica da evolução humana, era um mundo cheio de predadores e de comedores de carniça. Os humanos primitivos ou hominídeos viviam ao lado de feras terríveis, mas eram hominídeos que não caçavam apenas comiam carniça, o homoergaster era o mais bem sucedido de todos os hominídeos e que tinha também o maior cérebro, foi o trampolim para a evolução da nossa espécie como outros hominídeos africanos andavam sobre duas pernas o que não facilitava a convivência com predadores muito mais rápidos e ferozes.
Podem ter se passa gerações até que conseguíssemos descobrir como manipular com que uma pedra pudesse ser transformada em uma ferramenta afiada dos dois lados, nunca saberemos quais foram os momentos do acaso que os levavam a cada invenção e como se sentiram no momento de realização. Um hominídeo criou à primeira lamina uma ferramenta mais versátil o machado de mão que rivalizara com os caninos do tigre de dentes de sabre. Sabemos pela experiência com elefantes mortos que o machado de mão consegue cortar a carcaça mai dura e abrir o maior dos ossos, era isso o que esses hominídeos procuravam e os que levaram a dar mais um paço para se tornarem caçadores mais espertos, teriam que aprender a caçar, era necessária uma