Homero como educador
Psicagogia é o poder que a arte tem de conversão espiritual. Por exemplo, na literatura grega, que através da tragédia, da comédia, de poemas homéricos, imagens humanas tornam-se um ethos - hábitos morais, anseios espirituais. A arte é capaz de criar identificação de vivências pessoais e despertar nos homens determinados valores.
2) Como Jaegger enxerga a intervenção dos deuses na poesia homérica? (2,0)
Os Deuses Homéricos são Deuses parecidos com os homens e não são a explicação para todas as coisas. O mundo está sujeito a uma ordem cósmica e nem mesmo Zeus está livre das consequências das suas escolhas. Há uma reciprocidade entre o querer divino e a ação do homem, e para Homero, isso é o natural. Dessa forma, o mito é a pedagogia de Homero. Seus poemas reproduzem episódios de deuses e homens que dão início à Paideia, a educação. Para Jaeger, esses episódios dão origem às leis eternas que governam o mundo.
3) Segundo o autor, o que representa a vida heroica de Aquiles e seu destino trágico? (2,0)
É através da figura heroica de Aquiles que são passados ensinamentos como o valor altruísta, a força (que apesar de descomunal não se iguala a dos Deuses), o patriotismo de Heitor, a amizade de Pátroclo, a compaixão por Príamo, as fraquezas dos heróis através das suas paixões, de seu egoísmo, orgulho e ódio desmedido. Mas, para o autor, além dos valores ensinados durante todo o canto, encontra-se na hýbris de Aquiles - realizar uma grande façanha mesmo sabendo que isso o levaria a perder a própria vida - a grandeza moral e a intenção ética e educadora de Ilíada.
4) Qual a importância educadora de Homero na visão de Jaegger? (4,0)
Homero decide reunir os diversos mitos gregos contados de geração em geração. Esses mitos eram uma forma de conhecimento, um meio pelo qual o homem procurava entender