Homeopatia
O termo homeopatia foi criado por Hahnemann. Tem origem grega e significa "moléstia semelhante" (homeos = semelhante, pathos = moléstia).
Quem foi Hahnemann?
Cristiano Frederico Samuel Hahnemann nasceu em Meissen, Saxônia, em 10 de abril de 1755 e faleceu em Paris em 2 de julho de 1843. De origem humilde, estudou medicina em Leipzig. Ao traduzir a Matéria Médica de Cullen, um renomado médico inglês, ficou admirado com a sintomatologia produzida pela China do Peru quando tomada em quantidades excessivas (intoxicação). O que impressionou foi o fato de que estes sintomas correspondiam àqueles produzidos pela malária, moléstia para a qual a china é indicada até os dias de hoje para seu tratamento. A partir daí, imaginou a possibilidade de outras substâncias terem as mesmas propriedades, ou seja, produzir sintomas que curem sintomas parecidos das doenças naturais. Isto foi descrito mais tarde como Lei dos Semelhantes.
Como é a Lei dos Semelhantes?
Toda substância que, ao ser experimentada no homem são, é capaz de produzir sintomas, também é capaz de curar sintomas no indivíduo doente.
HISTÓRIA DA HOMEOPATIA Hipócrates (468 aC-377aC): Pai da Medicina, estabelecimento da ciência médica apoiada no conhecimento experimental. Paracelsus (1493-1541): cita novamente a Lei dos Semelhantes. Teoria das Assinaturas. “ A doença é produzida pelos semelhantes e pelos semelhantes o paciente retorna a saúde.” Drogas para doenças do coração na Phytognomonica (1588) de G. della Porta
CHRISTIAN FRIEDRICH SAMUEL HAHNEMANN Nasce Meissen, em 10/04/1755 Artesãos de porcelana. Poliglota - francês, inglês, italiano, espanhol, latim, grego, árabe, sírio Dr. Müller, professor de línguas. Freqüentava a biblioteca. 1775, Liepizig, estudar medicina. Estudava patologia, doenças e filosofia 1777, Viena, continuar os estudos. Dr. Quarin, diretor do hospital. Barão de Bruckental, médico particular. 1779, Grau de Doutor em Erlanger 1779 - 1787: viaja por