homeopatia
O profissionalismo aspira o carater, altruísmo, excelência, dever, serviço, honra, integridade e respeito pelos outros.
Porque fazemos o que fazemos? Quais são nossas intenções?
Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir aos arrastamentos do mal? (Livro dos espíritos. Allan Kardec).
- Um sábio da antiguidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo”. 919a. Concebemos toda sabedoria desse ensinamento, mas a dificuldade está precisamente em conhecer-se a si mesmo; qual é o meio de conseguir isso?
Fazei o que eu fazia quando estava na Terra: no fim do dia, interrogava minha consciência, passava em revista o que havia feito e me perguntava se não havia faltado com o dever, se ninguém tinha do que se queixar de mim. Foi assim que consegui me conhecer e ver o que havia reformado em mim.
Quando estiverdes indecisos sobre o valor de uma de vossas ações, perguntai-vos como a qualificaríeis se fosse feita por outra pessoa; se a censurais nos outros, não poderá ser mais legítima em vós, porque Deus não tem duas medidas para a justiça.
EMPATIA: capacidade de compreender o outro a partir do ponto de vista do outro. Não é sentir pena do outro, é compreender o outro verdadeiramente. Quanto maior empatia melhor a qualidade da história clínica.
2. RESPEITO ou aceitação incondicional: capacidade de aceitar o paciente como ele é, sem crítica ou julgamento dos seus pensamentos, sentimentos, reações e conduta.
3. CONGRUÊNCIA: capacidade de ser você mesmo numa relação, sem esconder-se atrás de uma máscara ou fachada. Expressar seu ser de maneira real e autêntica. Significa sinceridade.
A interação entre os seres humanos não é apenas transmissor-receptor, ela tem outros campos:
1- Comunicação humana
2- Comunicação não-verbal
3- Meta-comunicação
O médico homeopata não se limita a prescrever medicamentos em doses infinitesimais, de acordo com a Lei dos Semelhantes. Seu treinamento em observar o subjetivo e