homem
Através da feira BRASEG realizada no expominas de Belo Horizonte, pude verificar as novidades no mercado de segunça e saúde do trabalhador,novos equipamentos de proteção ,sinalização entre outros.
Durante a feira visitei diversos estandes onde chamaram minha atenção , comecei pelo estande de ergonomia observando a preocupação com o conforto do trabalhador com a adapatação de apoios para os pés, antebraço,cinturão lombar ,banco semi-sentado é a reciclagem de garrafas pet ,preservando cada vez mais o nosso meio ambiente.
A Luvex, uma empresa que trabalha com o desenvolvimento de creme protetores ,apresentou além dos seus cremes de proteção direcionados ao meio de trabalho, um novo creme de proteção solar de excelente qualidade.
No estande de calçados , achei uma novidade a substituiçao da bota com biqueira de aço, pela bota biqueira de composite .o Composite alem de ser mais leve,dá mais conforto e é muito mais resistente do que o aço .
Tive a oportunidade também de ver avanços de equipamentos para aqueles que trabalham em altura,como os novos sistemas de travaquedas deslizante em corda ou cabo de aço. O sistema atual limita bastante a mobilidade do trabalhador por terem extensores de travaquedas muito curto.,
A DUPONT veio com a utilização de vestuário de proteção contra calor e chamas. Esta empresa utiliza o material Nomex que garante uma taxa de sobrevivencia muito maior do que o algodão tratado e o algodão convencional.Criou-se também o termo Thermo-man , um manequim de tamanho real completamente informatizado e com cebido para avaliar a resistência dos tecidos a altas temperaturas e ao fogo em condiçôes reais.o Thermo –man é equipado com mais de 120 sensores localizados nos pontos mais significativos do corpo.
CONCLUSÃO:
Esse trabalho enriqueceu muito a visão de como proteger mais o trabalhador. A nossa preocupação principal e evitar que o acidente aconteça, e assim sinalizando, isolando e protegendo o trabalhador. Com