Homem E Sociedade
O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura, tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural, sendo essa tendência denominada etnocentrismo, onde a própria sociedade é considerada o centro da humanidade e há a dicotomia “nós e os outros “ que expressa em níveis diferentes essa tendência.Dentro de uma mesma sociedade , a divisão ocorre sob a forma de parentes e não-parentes , resultando manifestações nacionalista ou formas mais extremas de xenofobia.
2) Explique como a cultura que interfere no plano biológico.
Com a cultura interferindo no plano biológico, uma das reações é a apatia, resultando uma sociedade em crise e abandonando suas crenças, logo perdendo a motivação que os mantém unidos e vivos, como por exemplo, os africanos foram removidos violentamente de seu continente e transportados como escravos para uma terra estranha habitadas por pessoas de fenotípica, costumes e línguas diferentes, perdendo a motivação de continuar vivos, outra reação também foi as doenças psicossomáticas.
3)Cite alguns exemplos de como os indivíduos participam de sua cultura (papel social)
Nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura, o homem na sociedade tem uma participação mais ampla do que a mulher. A participação do individuo em sua cultura depende da sua idade, mas há duas explicações: uma de ordem cronológica e outra estritamente cultural.
Na ordem cronológica, o impedimento decorre da incapacidade do desempenho de funções que dependem da força física, da agilidade ou de experiências.
A participação do individuo na sociedade necessita saber como agir em determinadas situações e prever o comportamento de outros, para ter um controle em determinadas ações, porem corre o risco de não ter esse controle, pois nenhuma sociedade é previsível e controlada, nem sempre os indivíduos conseguem utilizar sua tradição cultural sem provocar