homem e sociedade
“As origens do Antropos”
Esse capitulo apontará pistas do conhecimento sobre nós através da antropologia que segundo a etimologia é a ciência que busca o humano (antropos). Nos enxergamos durante muito tempo como à imagem e semelhança de Deus com qualidades especiais diferenciadas dos demais seres.
Através do livro Genesis, existam povos onde a mitologia falava de seres criadores e heróis, sobre Adão e Eva e outras metáforas que carecem de interpretação.
No século XIX, o cientista Charles Darwin chocou a humanidade que reagiu com ironia e agressão, afirmando que somos frutos de uma mesma evolução biológica, semelhando-nos aos primatas.
Darwin guardou sua teoria por 12 anos, onde publicou em 1859 On teh Original of Species, e começou sua teoria The Descent of Man, estendendo a evolução de uma espécie a outra, incluindo os seres humanos que após um tempo encontrou provas comprovando que “somos animais que participamos do processo evolutivo através do progresso onde caminha-se do mais simples ao mais evolutivo, ao mais elaborado, situando-nos na ponta superior” tendo sua ciente confirmado a Teoria da Evolução e justificando nosso domínio sobre o planeta.
Em 1997 Sigmund Freud observou com ironia duas teorias de revolução cientifica, a revolução capricorniana alegando sermos habitantes de um pequeno planeta que gira em torno de uma estrela de quinta grandeza e periférica, dentro de bilhões de estrelas em mais de 200 bilhões de galáxias existentes e a revolução darwiana nos colocando como descendente comum de todos seres vivos e sua própria descoberta do inconsciente.
No início do sec passado o naturalista que inaugurou a biologia Jean B. Lamarck criou a primeira teoria da evolução que acreditava que os animais mudavam sob pressão ambiental, transferindo essas mudanças para sua prole. Embora estivesse errado, sua teoria foi revolucionaria para a época e influenciou Charles Darwin basear