homem e sociedade
A cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo, tendo por tanto visões desencontradas. A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionando a reagir depreciativamente em relação do comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.
Vários exemplos dessa visão diferente são comportamentos, a diferença de região como brasileiros, japoneses, e etc..., o modo como era visto os homossexuais, éticas de modos, atos naturais como técnicas do nascimento de parteiras, obstétrica, alimentações e muitos outros.
O fato do homem ver o mundo através da sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural e chamamos isso de comportamento etnocêntricos.
2) Explique como a cultura interfere no plano biológico?
A cultura interfere em muito nos aspectos biológicos e ate mesmo decide sobre a vida e morte dos membros do sistema, sua reação é a apatia. Em lugar da superestima dos valores de sua própria sociedade, numa dada situação de crise os membros de uma cultura abandonam suas crenças, valores , consequentemente, perdem a motivação que os mantém unidos e vivos.
Exemplos são os africanos que eram tirados de suas vidas e de seu contexto cultural para serem explorados como escravos, assim perdiam a motivação de ficarem vivos, alguns ate mortos pelo mal denominado banzo, traduzido como saudade, banzo é uma forma de morte decorrente da apatia. Outros são os índios que tornaram impotentes diante do poder da sociedade branca, assim muitos abandonaram suas tribos outros simplesmente esperaram a morte. Como exemplo de interferência da cultura