Homem e Sociedade
O etnocentrismo, que pode ser definido como uma incapacidade de compreender o “diferente”, é considerado pela Antropologia: A Uma forma correta de analisarmos as diferenças culturais, pois não podemos abrir mão da superioridade de nossa cultura frente às outras.
B Uma forma distorcida de enfrentarmos as diferenças, uma vez que deveríamos agir sempre de acordo com a razão dos outros.
C Uma forma correta para qualquer cultura se defender das mudanças culturais.
D Uma forma distorcida de considerarmos as diferenças culturais, uma vez que a globalização impõe a diversidade cultural.
E Uma forma distorcida de considerarmos as diferenças culturais, pois cada cultura possui uma lógica própria de mundo.
Assinale a alternativa correta.
Conforme Laraia, “a cultura interfere no plano biológico”. Ou seja, a cultura não é apenas algo “externo” que aprendemos, mas sim, a cultura é incorporada como se fosse o nosso próprio corpo. Assim, a cultura é mediadora de nossa experiência com o corpo. Portanto podemos afirmar que é evidente que a cultura interfere no plano biológico, quando:
A Uma cultura conquista domínio sobre as explicações científicas a respeito da origem e da evolução humana.
B Ocorre a cura de doenças em função de rituais que fazem parte dos hábitos e tradições de uma cultura, sem uso de medicação ou cirurgias.
C Os indivíduos de um grupo social conseguem evoluir para parâmetros mais avançados do organismo humano.
D Em cada cultura o ser humano dispõe de um plano biológico distinto, assim não podemos comparar o organismo de alguém da cultura árabe com outros da cultura ocidental, por exemplo.
E Ocorre o adoecimento de um indivíduo devido a crenças alheias a sua própria cultura e que ele não compartilha.
Toda cultura muda com o passar do tempo, pois uma das características dela é a DINÂMICA. As mudanças em um grupo cultural podem acontecer em função das influências:
A Apenas internas, que