Homem e Sociedade.
A linguística é a ciência que estuda a linguagem com o objetivo principal de construir uma teoria geral que possa definir todas as línguas. A língua, tal como a fala, é objeto de natureza concreta, visto que, os signos utilizados não são abstrações, mas uma realidade consensual de uso individual e coletivo, sem os quais a comunicação seria impossível.
Esse estudo permite examinar isoladamente duas partes:
• A lingüística interna: tem por objeto a língua, o uso social em sua essência, independente do indivíduo.
• Lingüística Externa: tem por objetivo estudar os elementos exteriores ao sistema, que seriam a fala e as marcas que o falante imprime na língua.
Etnologia
Ciência que estuda os fatos documentados no sentido antropológico cultural e social, analisando e comparando as culturas estudadas pela Etnografia.
É a ciência que estuda as sociedades primitivas, através da etnia. Essa etnia podem ser povos, ou grupos que possuam estrutura sócio-econômica homogênea, com comunhão cultural e lingüística.
Visa também enxergar as diferenças entre as sociedades através da vida social, relações entre as pessoas e expressões de cada grupo.
Atualmente é uma forte expressão contra o racismo e a falsa idéia de hegemonia cultural, através da critica do etnocentrismo.
Arqueologia
Ciência que estuda as sociedades humanas por meio de objetos que foram produzidos e utilizados no passado, através da exploração e análise de materiais encontrados embaixo da terra. Estuda a sociedade com características antigas que nos ajudaram a constituir, é possível pesquisar e descobrir como foi feita a ocupação humana no passado, por meio da observância de marcas espalhadas no território, como a composição do solo e a colocação da terra. Com base nisso, o arqueólogo decide se é necessário ou não explorar mais o local através de escavação.
Etnografia
Ciência que estuda a exploração da natureza e de um fenômeno social particular, procurando atribuir significados de