Homem e sociedade
“As normas e os valores precisam ser mantidos, e, para isso, há uma espécie de 'vigilância'. Existem vários níveis de 'vigilância' que a sociedade cria para zelar pelo cumprimento dos valores e das normas. Um é o institucional. Existem instituições para punir quem não se comporta 'adequadamente', como escolas, prefeituras, a polícia, as leis e a jurisdição, além do Estado. (...).
Também existe outro nível de 'vigilância', que é o convívio social. Em todos os nossos contatos podemos observar como as pessoas julgam todo o tempo a conduta uns dos outros. Frases como: 'mas também, mereceu!', 'fulano é muito fofoqueiro', 'eu não faria isso', 'você pode me explicar por que fez isso?' entre tantas outras, são uma forma que os indivíduos demonstram que é preciso que todos participem de alguma forma do conjunto de valores, e que as normas devem valer para todos. Os que não seguem as normas e os valores são repreendidos, e recebem um tipo de punição moral, psicológica”. 72
Resposta a. É perceptível o controle dos indivíduos pelo grupo, porém não costuma haver dispositivos de condução e repressão do comportamento, no cotidiano. b. As instituições escolas, prefeituras, a polícia, as leis e a jurisdição, além do Estado, existem somente para vigiar e punir. c. O papel dos valores e costumes na referida manutenção é sempre mínimo, pois quando se trata de impor condutas, o que conta mesmo são as leis e o sistema penal. d. Não é comum as pessoas sentirem-se cobradas pela sociedade em geral, e pelos grupos que integram. e. Há muitos mecanismos de controle e todos nascem do julgamento com base em valores.
.1 pontos
Pergunta 2 A partir dos trechos do Caderno de Homem e Sociedade, de Kenia Kemp (p. 62-3) sobre simbolização, símbolos fora de contexto, assinale a alternativa correta.
“Como os