Introdução de balanço social
Este trabalho visa analisar a utilização do Balanço Social como instrumento capaz de reunir elementos e informações, das atividades das organizações que estejam voltadas para o interesse social, demonstrando os valores que estas empresas dão como retorno a sociedade e ao meio ambiente onde estão inseridas.
Atualmente a sociedade tem, cada vez mais, questionada aspectos sociais como a formação profissional, níveis de emprego, política de salários, produtividade, condições de higiene e segurança no trabalho, controle da poluição e proteção ao meio ambiente, proporcionando alteração no consumo de informações gerenciais para o processo decisório das empresas.
O balanço social vem complementar o sistema de informação contábil no que se refere à divulgação de informação sobre o desempenho econômico e social da empresa e o seu relacionamento com a sociedade.
A proposta do balanço social só ganhou visibilidade nacional quando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançou, em junho de 1997, uma campanha pela divulgação voluntária do balanço social. Com o apoio e a participação de lideranças empresariais, a campanha decolou e vem suscitando uma série de debates através da mídia, seminários e fóruns. Hoje é possível contabilizar o sucesso desta iniciativa e afirmar que o processo de construção de uma nova mentalidade e de novas práticas no meio empresarial está em pleno curso.< http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=2> VISITADO EM 03/10/2011
Em 1997, as deputadas federais Marta Suplicy, Maria da Conceição Tavares e Sandra Starling, do partido dos trabalhadores apresentam o Projeto de Lei nº 3.116 , obrigando as empresas privadas, públicas e sociedades de economia mista com mais de 1000 empregados elaborarem o balanço social.< http://www.uniara.com.br/mestrado_drma/arquivos/dissertacao/isidro_schiaveto_junior.pdf > VISITADO EM 03/10/2011
Apesar de ainda não ser obrigatório no Brasil, algumas empresas já publicam o