Diferencial competitivo em empresa de laticinios
Atualmente as organizações têm manifestado grande preocupação com a forma de conquistar, reter e fidelizar seus clientes. Isso faz parte de um conjunto de estratégias que garantem o mínimo de estabilidade e confiabilidade na disputa por um mercado rigorosamente competitivo.
A nova visão empresarial é marcada por modelos de gestão baseados em códigos de ética e princípios altamente relevantes para uma boa prestação de serviços e produtos com qualidade. As empresas estão passando a ver o mundo pela ótica do cliente levando-se em consideração seus interesses como consumidor e cidadão.
A integração com a comunidade, preocupação com a saúde dos trabalhadores, satisfação do cliente e integração em toda a cadeia traz à organização uma maior credibilidade e capacidade de relacionamentos. No intuito de esclarecer algumas dessas estratégias e definir o que as empresas consideram importante do ponto de vista do cliente, este trabalho vem apresentar os temas que a Nestlé do Brasil considera determinantes no âmbito da geração de valor econômico e social para a comunidade como um todo e, em especial, será feita uma abordagem sistemática das ações de responsabilidade social.
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA
No Brasil, já é grande a preocupação com a questão social em relação às empresas.
A sociedade está mais exigente e consciente de que as organizações não existem apenas para gerar riquezas e atender a seus interesses e de seus acionistas, sendo assim, há uma forte cobrança para que essas organizações dêem ênfase na gestão ambiental e nas pessoas.
Empresas do segmento de alimentos estão constantemente buscando aperfeiçoar as medidas de relacionamento com seus stakeholders e inovar seus produtos para contribuírem cada vez mais com a nutrição, saúde e bem-estar das pessoas. Medeiros e Reis (2007) defendem que as empresas socialmente responsáveis têm o cuidado de agir corretamente e o compromisso de “ser responsável ao