homem social
Sendo algo de participação tamanha na vida humana, significados e representações sociais são formados em torno do conceito de trabalho e de sua realização. Ao pensar ou referir-se em carreira profissional enxerga-se nesta a chance de alcançar estabilidade e realização pessoal em meio as exigências existentes na sobrevivência e convívio social.
Temos junto a formação da linguagem, segundo Vygotsky, a internalização de fenômenos objetivos, a criação de conceitos, a formação de pensamento, protótipos e assim, representações sociais. Sendo assim, salientando a origem da palavra trabalho, do latim tripalium= tri: três – palius: paus: instrumento de tortura de três pés, a origem do uso deste substantivo deixa claro a ideologia gerada sobre suas reais condições de construção,realização e significação.
Em O Capital, de Karl Marx, a análise do sistema capitalista instalado exibe as relações dialéticas que sustentam este modelo socioeconômico e fazem das condições de trabalho uma relação de servidão.
O neoliberalismo como resultado dialético das transições entre o liberalismo e o Keynesianismo.
Uma alternativaseria referir-se ao trabalho através da palavra labor, também originada do latim, que esta ligadaàs atividades agrícolas, à lavra, à laboração no campo. Estas atividades estão diretamente relacionadas ao ato de cultivar, que por sua vez remete a palavra cultura. A cultura é uma construção social que surge de um processo de transformações e afirmações de um determinado povo ou grupo. Transformar e construir são os reais objetivos das atividadeshumanas que buscam a